Matityah 15

1. E naquele tempo os discípulos se acercaram a Yeshua e lhe disseram: Quem pensas que é grande no reino dos CÉUS?
2. E chamou a uma criança pequena e a pôs no meio deles,
3. E disse: Eu lhe digo que se vocês não se converterem para ser como esta criança, não entrarão no reino dos CÉUS.
4. E o que recebe uma criança como esta em meu nome a mim me recebe.
5. E a qualquer que faça tropeçar a uma destas crianças pequeninas que crêem em mim, seria bom que se atasse ao pescoço uma pedra de moinho, e que o lançassem nas profundezas do mar.
6. Ai do mundo, por causa da confusão; porque tem que vim à confusão. Disse também: ai do homem que vem por causa dela!
7. E se tua mão ou teu pé te fazem tropeçar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.
8. E se teu olho te faz tropeçar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do Guehenon.
9. E cuidem-se para não ser que despresem a uma destas crianças pequenas. Eu lhes digo que seus mensageiros celestes sempre vêem os filhos de meu Pai que está nos céus,
10. E o filho do homem há cessado de salvar os inimigos.
11. Qual é sua opinião? Se um homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não deixará ele as noventa e nove no monte, e irá buscar a que se desgarrou?
12. E se achá-la, em verdade lhes digo que maior prazer terá por aquela do que pelas noventa e nove que se não desgarraram.
13. Assim, não é a vontade de vosso Pai, que está nos céus, que se perca uma destas crianças.
14. E naquele tempo Yeshua disse a Shimon: Se teu irmão errar contra ti, admoestai-o em particular. Se te ouvir, haverás ganhado a teu irmão;
15. E se não te ouvir, repreende-o na frente de outro, se por todo juramento ele não te escuta, leve ainda mais um ou dois para que pela boca de duas ou três testemunhas toda questão seja resolvida.
16. E se por todo juramento ele não te ouve, dize-o à assembleia; e, se não escuta a assembleia, considera-o como marginalizado, um inimigo e malvado.
17. Verdadeiramente lhes digo que todo juramento que vocês atem na terra será atado no céu, e todo juramento que vocês desatarem na terra será desatado no céu.
18. Ademais lhes digo que, se dois de vocês desejam fazer paz na terra, tudo o que pedem será de vocês da parte de meu Pai que está no céu.
19. Então Kefá, aproximando-se dele, disse: Meu rabi, se meu irmão errar contra mim, devo perdoa-lo até sete vezes?
20. E Yeshua lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta e sete vezes.
21. E naquele tempo Yeshua disse a seus discípulos:
O reino dos CÉUS é como certo rei sentou-se para ajustar contas com os seus servos e ministros;
22. E quando começou a ajustar contas, veio um que lhe devia dez mil peças de ouro;
23. Porém ele não tinha com que pagar e seu senhor ordenou que o vendesse a ele e a seus filhos e tudo o que era seu para pagar a divida.
24. Então o servo se prostrou ante seu senhor e lhe implorou que tivesse piedade dele e fosse paciente com ele que ele pagaria tudo.
25. E seu senhor teve piedade dele e lhe perdoou tudo.
26. Porém aquele servo saiu e se encontrou com um de seus conservos que lhe devia cem peças de dinheiro e o agarrou e o golpeou dizendo: Paga-me o que me deves.
27. Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Confia em mim e sê paciente comigo e tudo te pagarei.
28. Mas ele não quis ouvi-lo, assim que o levou a prisão até que lhe pagasse tudo.
29. E os servos do rei viram o que aconteceu e se enfureceram muito e foram e contaram a seu senhor.
30. Então o seu senhor o chamou e lhe disse: Servo maldito, não te perdoei, a você, toda tua divida quando me aplacaste?
31. E porque tu não perdoaste a teu servo, quando ele te suplicou, como eu te perdoei?
32. E seu amo estava enfurecido com ele e mandou que o afligissem até que pagasse toda a divida.
33. Assim fará com você meu Pai que está nos céus se vocês não perdoarem cada homem a seu irmão com coração perfeito.
34. E sucedeu quando Yeshua acabou estas palavras, que saiu de Galil e se foi para as fronteiras da terra de Yehudá, ao outro lado do Yarden;
35. E foram atrás dele grandes multidões, e ele os curou a todos.
36. Logo lhe apresentaram umas crianças para que pusesse as mãos sobre elas e orasse por elas; mas seus discípulos as expulsavam.
37. E Yeshua lhes disse: Deixem que as crianças venham a mim e não as impeçam; porque delas é o reino dos CÉUS. Em verdade lhes digo: ninguém entrará no reino dos CÉUS a menos que sejam como elas.
38. E impôs as mãos sobre elas e se retirou dali.
39. E aproximou-se dele um homem jovem deitando ante ele, e dizendo-lhe: Rabi, que coisa farei para adquirir a vida do mundo vindouro?
40. E ele disse-lhe: se queres entrar na vida, guarda os mandamentos de Há’El.




Livre para copiar, sem alterar - Ebionismo ©