Matityah 2

1. E aconteceu depois de os dias de Herod, rei de Yehudah, no sumo sacerdócio de Kayafá, que um certo homem por nome Yochanan veio imergir com o mergulho de arrependimento no rio Yerden, e ele se dizia ser da linhagem de Aharon, o sacerdote, filho de Zacaryah e Elisheva, e todos iam ter com ele.
2. Naqueles dias, veio Yochanan o Imersor ensinando no deserto de Yehudá,
3. E dizia: Envolvam-se em arrependimento, porque o reino dos CÉUS está prestes a vir.
4. Para se cumprir o que foi dito através de Yesha’yahu o profeta:
“Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho de Yahvéh, endireitai no ermo vereda para nosso Elohim”.
5. Então saiam de Yerushalayim, e de toda a Yehudá, e de toda a província ao redor do Yarden;
6. E então confessavam seus pecados e mergulhavam-se no Yarden pela palavra dele.
7. E viu que muitos dentre os fariseus e dentre os saduceus vinham para ser por ele imersos, e disse-lhes: Filhos de serpentes! Quem vos ensinou a fugir da ira de Há’El?
8. Produzam frutos de arrependimento completo;
9. E não digam em seus corações: ‘Nosso pai a Avraham!’. Verdadeiramente lhes digo que Elohim pode levantar seu filho Avraham destas pedras.
10. E já está posto o machado à raiz das árvores; o que não produzir fruto bom será cortado e queimado no fogo. E lhe perguntaram as multidões: Se é assim, o que faremos? E lhes respondeu Yochanan: o que tem duas túnicas dê uma ao que não tem nenhuma! E vinha o povo para ser imerso. E lhe perguntaram muitos: que faremos? E ele lhes respondia: Não estejam ansiosos com os homens e em puni-los e estejam contentes com o que lhes é dado. E todo o povo pensava e imaginava em seus corações circuncidados que Yochanan era Yeshua.
11. E aconteceu que, quando Yochanan imergia, os fariseus se aproximaram dele e foram imersos, e toda Yerushalayim também. Ele tinha uma roupa de pelos de camelo e um cinto de couro em torno de seus lombos. E seu alimento foi mel da floresta, que tinha gosto de maná, formado como bolos de azeite.
12. E Yochanan respondeu a todos: Em verdade eu vos mergulho nos dias de arrependimento; porém vem outro mais poderoso do que eu; o cordão de suas sandálias não sou digno de desatar;
13. Com suas mãos limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.
14. Havia certo homem chamado Yeshua, e ele tinha cerca de trinta anos de idade, ele nos escolheu.
15. O povo tendo sido imergido, Yeshua veio também, e foi imerso por Yochanan. E como ele saiu da água os céus se abriram, e ele viu o ruach há’kodesh descendo sob a forma de uma pomba, e entrando nele. E uma voz foi ouvida do céu: Tu és o meu filho, eu hoje te gerei. E de repente uma grande luz brilhou naquele lugar.
16. E Yochanan ao vê-lo, disse: Quem és tu, senhor? Então uma voz foi ouvida do céu: Este é o meu filho amado, em quem me comprazo. Por causa disto Yochanan caiu a seus pés e disse: Peço-te, senhor, mergulha-me. Mas ele negou, dizendo: Deixe-me sozinho, pois assim é certo que tudo seja realizado.
17. Então foi levado Yeshua por ruach há kodesh ao deserto.
18. E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por ha Satan. E vivia entre as feras e os mensageiros o serviam;




Livre para copiar, sem alterar - Ebionismo ©