Matityah 21

1. Outra vez Yeshua disse a seus discípulos:
O reino dos CÉUS é como dez virgens, que tomando as suas lâmpadas, saíram a receber um noivo e uma noiva.
2. E cinco delas eram nescias e preguiçosas, e cinco delas eram sábias e atentas.
3. As cinco nescias tomaram suas lâmpadas, porém não levaram azeite consigo.
4. E as prudentes levaram azeite em suas vasilhas com as suas lâmpadas.
5. E eis que o noivo demorou, e tosquenejaram todas, e adormeceram.
6. E sucedeu a meia-noite que ouviu-se uma voz: Olhem, o noivo vem, venham recebê-lo!
7. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
8. E as virgens nescias disseram às sábias: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagarão.
9. E as sábias responderam, dizendo: Vão agora aos que vendem e comprem para vocês porque não há azeite o suficiente para nós e para vocês. Tememos que não dure para nós.
10. E sucedeu que quando elas fora comprar, veio o noivo, e as que estavam preparadas entraram com ele para a boda e fechou-se a porta.
11. E depois chegaram as insensatas e chamaram na porta, dizendo: Senhor nosso, abre a porta!
12. E ele lhes respondeu: Em verdade vos digo, não sei quem sois.
13. E por isso tenham cuidado porque vocês não sabem o dia nem a hora quando virá o noivo.
14. De novo Yeshua disse a seus discípulos outro exemplo: O reino dos CÉUS é como um homem que ia para uma viagem longa, chamou os seus servos, e lhes repartiu o seu dinheiro.
15. A um ele entregou cinco moedas de ouro, ao segundo lhe deu duas moedas de ouro e ao terceiro uma. A cada um lhe deu segundo o que era apropriado; e então seguiu viagem.
16. E então o que tinha ganhado cinco moedas de ouro, foi, e ganhou outras cinco.
17. E da mesma maneira, o que ganhou duas, foi, comprou, vendeu, e ganhou outras duas.
18. E o que ganhou uma, foi, cavou um buraco e enterrou o dinheiro de seu senhor.
19. E depois de muitos dias veio o senhor daqueles servos, e procurou deles uma contabilidade de seu dinheiro.
20. Então, aproximou-se o que recebera cinco moedas de ouro, e disse-lhe: Meu senhor tu me destes cinco moedas de ouro, e olhe trouxe-lhe outras cinco que tenho ganhado.
21. E o seu senhor lhe disse: Verdadeiramente tu és um servo bom e fiel. Porquanto tem sido fiel no pouco, sobre muito te colocarei; entra na alegria do teu senhor.
22. Também se aproximou o que recebeu duas moedas de ouro e disse: Meu senhor, tu me destes duas moedas de ouro, e olhe, aqui há outras duas que tenho ganhado.
23. Também chegou o que recebeu duas moedas de ouro e disse: Meu senhor, tu me deste duas moedas de ouro, e olhe, aqui há outras duas que tenho ganhado.
24. E seu senhor lhe disse: Verdadeiramente tu és um servo bom e fiel. Por quanto tem sido fiel com pouco, te porei sobre muito, entra na alegria de teu senhor.
25. E também se aproximou o que recebeu um e disse: Meu senhor, eu sei que tu és firme e duro e que colhe o que não semeou, e recolhe o que não espalhou.
26. E por medo de ti, fui e escondi sua moeda de ouro, olhe, aqui tens o que é seu.
27. E respondeu seu senhor e disse: Servo mau e preguiçoso, se sabia que colho o que não plantei e recolho o que não espalhei, portanto, deveste ter dado meu dinheiro a meus cambistas, para que em minha vinda eu receberia o meu com juros.
28. Portanto, o que tem a moeda de ouro dê agora ao que recebeu as cinco moedas de ouro.
29. O que tem, se lhe dará, e ao que não tem, o que estava para ele se lhe quitará.
30. E o servo preguiçoso, jogue-o nas trevas dos mais baixos lugares. E ali haverá choro e ranger de dentes.
31. De novo Yeshua disse a seus discípulos: Quando o filho do homem vier em sua revelação com seus mensageiros, então se assentará no trono da sua glória;
32. E todas as nações serão reunidas diante dele, e ele as separará como o pastor separa as ovelhas das cabras;
33. E porá as ovelhas à sua direita, e as cabras à sua esquerda.
34. Então dirá aos de sua direita: Entrem benditos de meu Pai, e herdem para vós o reino preparado para vós desde o principio do mundo até agora;
35. E também dirá aos que estiverem à sua esquerda: Apartem-se de mim, malditos, e vão ao fogo eterno, o lugar preparado para vocês, com ha Satan e seus mensageiros;
36. E irão estes ao castigo eterno e os justos a vida eterna.




Livre para copiar, sem alterar - Ebionismo ©