Matityah 22

1. E sucedeu quando Yeshua terminou de dizer todas estas palavras, lhes disse a seus discípulos:
2. Não sabem vocês que dentro de dois dias será o Pessach e o filho do homem será entregue nas mãos dos judeus para a crucificação?
3. Então os governantes dos sacerdotes e os grandes do povo se reuniram na corte do príncipe dos sacerdotes, que se chamava Kayafá.
4. E consultaram-se para arrastar a Yeshua com engano e mata-lo.
5. Mas diziam: Que não seja na festa, para que não haja um tumulto entre o povo.
6. E sucedeu quando estava Yeshua em Kafar Jananyah, na casa de Shim’on,
7. Aproximou-se dele uma mulher com um frasco de unguento caro, e derramou sobre a cabeça dele quando ele estava reclinado à mesa.
8. E lhes desagradou muito este gasto.
9. Ele poderia ter vendido a um alto preço e ter dado aos pobres.
10. Yeshua, porém, conhecendo isto, disse-lhes: Estão vocês fazendo uma acusação contra esta mulher? Em verdade ela tem feito uma obra boa e maravilhosa para comigo.
11. Porque os pobres estarão sempre com vocês, mas eu não estarei sempre com vocês.
12. E ao derramar isto em meu corpo se refere a meu enterro.
13. Verdadeiramente lhes digo: em todo lugar que se proclame esta boa notícia em todo o mundo, se contará o que tem feito esta para minha memória.
14. Então foi um de seus doze, cujo nome era Yehudá Ish-Keriyot, e foi ter com os principais sacerdotes,
15. E disse: Que me darão para que eu lhes entregue a Yeshua? E eles acertaram com ele por moedas de prata.
16. E desde então ele buscava a oportunidade para entregá-lo.
17. E sucedeu ao cair da tarde, que ele se sentou a mesa com seus doze discípulos.
18. Quando comiam, lhes disse: Eu lhes digo que um de vocês vai informar contra mim.
19. E eles se entristeceram muito e lhe diziam, cada um: Meu senhor, serei eu?
20. E ele lhes respondeu: O que põe sua mão comigo no prato me venderá. E todos eles estavam comendo num mesmo prato, portanto não o reconheceram. Porque se tivessem reconhecido haviam-no destruído.
21. E lhes disse Yeshua: É verdade que o filho do homem se vai como está escrito acerca dele; aí do homem por cuja causa vai a ser traído o filho do homem!
22. E então interveio Yehudá o que o vendeu e lhe disse: Rabi, serei eu? E ele disse: Tu tens falado.
23. E envolveram-se e saíram para o Monte das Oliveiras.
24. Então Yeshua lhes disse, a seus discípulos: Venham todos vocês, lamentem por mim esta noite porque está escrito: “Ferirei o pastor, e se dispersarão as ovelhas”.
25. E depois que me levante dos mortos me revelarei a vocês em Galil.
26. Kefá respondeu e disse-lhe: Se todos eles lamentam por ti, eu nunca lamentarei.
27. E disse-lhe Yeshua: Em verdade te digo que esta noite, antes que cante o galo, tu me negarás três vezes.
28. E disse-lhe Kefá: Se está determinado que eu seja morto contigo, não te negarei. E o mesmo lhe disseram todos os discípulos.
29. Então Yeshua veio com eles a uma aldeia que se chama Gat-Sh’manim, e disse: Sentem-se agora enquanto eu vou ali e oro.
30. E levou Kefá e os dois filhos de Zavdi, e começou a entristecer-se e a angustiar-se.
31. Então lhes disse: Minha alma está triste até a morte; ficai aqui, e velai comigo.
32. E, indo um pouco mais para diante, caiu prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai se é possível, quita de mim este copo; todavia, não seja como eu quero, mas sim segundo tua vontade.
33. E, voltando para os seus discípulos, achou-os dormindo; e disse a Kefá: Então nem uma hora pudeste velar comigo?
34. Vigiem e orem, para que não caiam em tentação. Pois em verdade o ruach está pronto para ir a seu Criador, mas a carne é fraca e doente.
35. E foi por segunda vez a orar dizendo: Se não pode quitar este copo sem que eu o beba, que se faça conforme a tua vontade.
36. E voltando depois os achou dormindo; porque os olhos deles estavam pesados.
37. E os deixou e se foi a orar pela terceira vez segundo as primeiras palavras.
38. Então foi Yeshua a onde estavam seus discípulos e lhes disse: Vocês durmam e descansem; olhem, se aproxima a hora e o filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores.
39. Levantem-se, vamos; pois olhem, eis que se aproxima o que o trai.
40. Todavia estava ele falando e eis que veio Yehudá Ish-Keriyot, um de seus doze discípulos. E com ele estava um grande grupo com espadas e varapaus, enviados por parte dos principais sacerdotes e pelos príncipes do povo.
41. E o que o traía tinha-lhes dado um sinal: O que eu beijar, esse é o que devem arrastar.
42. E logo, aproximando-se de Yeshua e lhe disse: Shalom alekha, rabi. E beijou-o.
43. E lhe disse Yeshua: Meu amigo, que tens feito? E eles vieram e agarraram suas mãos contra ele e o arrastaram.
44. Sucedeu que um que estava com Yeshua lançou sua mão e sacou sua espada e cortou uma orelha de um dos servos dos sacerdotes.
45. E lhe disse Yeshua: Devolva tua espada a tua bainha; porque os que sacam espada, cairão pela espada.
46. Não intendem vocês que eu posso enfrentar a meus inimigos e certamente haverá para mim em seguida mais de doze legiões de mensageiros?
47. Porém, como se cumpririam as Escrituras? Porque assim é dito que se sucederia.
48. Depois Yeshua disse à multidão: Como se fossemos ladrões tem vindo vocês a tomar-me com espadas e varapaus? Não estava eu cada dia com vocês no Templo ensinando-lhes sem que vocês me impedissem?
49. Certamente tudo isso se tem feito porque se estavam cumprindo. Então todos os seus discípulos o abandonaram e fugiram.
50. Eles levaram a Yeshua a casa de Kayafá o sumo sacerdote. E então se reuniram todos os escribas e os fariseus.
51. E Kefá ia atrás dele a distância até a casa do maior dos sacerdotes. E entrou na casa e se sentou próximo dos artesãos até que veria o final.
52. Os principais dos sacerdotes e os fariseus desejavam falar falsos testemunhos contra Yeshua para dar-lhe morte.
53. Porém não falaram nem um só. Apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas contra Yeshua. Ao fim se apresentaram duas testemunhas falsas,
54. Eles disseram: Este disse: Eu tenho o poder de derrubar o Templo de Elohim, e depois de três dias posso reedificá-lo.
55. E o maior dos sacerdotes se levantou e lhe disse: Não respondes nada contra o testemunho que estes estão levando contra ti?
56. E Yeshua não respondeu palavra. E o maior dos sacerdotes lhe disse: Ponho-te debaixo de juramento por Elohim Chai para que nos digas se tu és o Mashiach, o filho de Elohim!
57. E Yeshua respondeu e lhe disse: Tu o dizes; porém de novo te digo: vocês vão ver o filho do homem sentado a destra do poder de Elohim, vindo nas nuvens do céu.
58. Então o maior dos sacerdotes se rasgou a veste e disse: Isto abençoado Elohim! Para que necessitamos de outros testemunhos? E olhem, todos vocês tem ouvido como bendisse Há’El.
59. Que pensam que pode fazer? E eles responderam: É culpado de morte!
60. Então lhe cuspiram no rosto e lhe golpearam de volta, e outros lhe batiam no rosto.
61. Dizendo: Diga-nos, Mashiach, quem te bateu?
62. E Kefá estava parado na entrada do pátio; e se lhe aproximou uma criada que lhe disse: Não estava tu com Yeshua o Galileu?
63. E Kefá mentiu diante de todos e lhe disse: Mulher, eu não sei o que está dizendo.
64. E quando passou pela porta, outra criada o viu, e lhes disse aos que ali estavam parados: Este homem estava com Yeshua em Netzáre.
65. E outra vez negou a Yeshua com um juramento dizendo que não o conhecia.
66. E pouco depois se aproximou de Kefá os que estavam no pátio e lhe disseram: Tu és do grupo daquele profeta, és claro por tua fala que és um deles.
67. Então começou a negar e a jurar que em nenhum momento o havia conhecido. E em seguida cantou o galo.
68. E Kefá lembrou-se do que lhe havia dito Yeshua, que antes que cantasse o galo ele o negaria três vezes. E então foi a fora e chorou com amargura de sua alma.




Livre para copiar, sem alterar - Ebionismo ©