Matityah 9

1. E naquele tempo passava Yeshua pelas searas, em um dia de shabbat; e os seus discípulos tiveram fome e começaram a arrancar as espigas e as estrinchar entre suas mãos e a comê-las.
2. E os viram os fariseus e lhe disseram: Eis que teus discípulos fazem o que não é correto fazer em um dia de shabbat!
3. E Yeshua lhes contestou: Não tendes lido o que fez David, quando teve fome com seus homens,
4. Na casa de Elohim quando comeram os pães da proposição, que não podiam comer, senão só os sacerdotes?
5. Verdadeiramente digo-vos que o templo é maior do que isto.
6. Se vocês tivessem conhecido o que é isto: “Misericórdia desejo e não sacrifício”, não haveriam condenado aos inocentes.
7. E sucedeu ao final do dia que Yeshua saiu dali, entrou nas sinagogas deles.
8. Ali havia um homem que tinha uma mão seca; e lhe perguntaram dizendo: É permitido curá-lo no dia de shabbat?
9. E ele lhes disse: Quem há entre vós que tenha uma ovelha que está caída em um poço em dia de shabbat e não a levanta?
10. Tanto mais vale um homem do que isto. Portanto, é permitido e necessário ao homem fazer o bem no shabbat.
11. Então disse ao homem: Estende tua mão! E ele estendeu sua mão, e lhe ficou como a outra.
12. Então se consultaram os fariseus e tramaram contra ele para o matarem.
13. Sucedeu depois disto que Yeshua, sabendo isso, retirou-se dali. E muitos enfermos o seguiram e a todos os sarava.
14. E lhes mandava dizendo que não o descobrisse.
15. Então foi trago a sua presença um homem cego, e mudo e um shed o possuía; e o curou.
16. E vieram e se maravilharam as multidões e dizia: Não será este o filho de David?
17. E foram apressados os fariseus para ouvir isto e disseram: Este não expulsa os shedim senão por Ba’al-Zibuul, senhor dos shedim.
18. E conheceu suas intenções Yeshua e lhes disse em uma comparação: Todo o reino que entre vocês dividido cairá desolado; e toda a cidade ou casa sobre a que caia divisão não permanecerá.
19. E se há Satan expulsa a um satan, haverá divisão entre eles; como permanecerá seu reino?
20. E se eu expulso os shedim por Ba’al-Zibuul; os vossos filhos por quem os expulsam? Portanto, eles serão juízes de vocês.
21. Mas se eu expulso os shedim pelo ruach Elohim, em verdade chegou o fim de seu reino.
22. E como pode alguém entrar na casa do homem forte, e saquear seus bens, a menos que primeiro o ate? E depois saqueará sua casa.
23. Quem não está comigo, está contra mim. O que comigo não recolhe, esparrama.
24. Declarem boa a árvore como bom seu fruto, ou declarem má a árvore como má seu fruto; porque a verdade é que por seu fruto se conhece a árvore.
25. Raça de víboras, como podeis vós falar coisas boas sendo maus? Certamente a boca desperta e o coração fala.
26. Um homem bom do tesouro de um coração bom saca o bom; um homem mal do tesouro de um coração mal saca o mal.
27. Eu lhes digo que de todas as palavras que falar o homem será obrigado a dar conta no dia do juízo.
28. Segundo tuas palavras serás julgado e segundo tuas obras serás condenado.
29. E naquele tempo vieram a Yeshua alguns fariseus e sábios dizendo: desejamos ver um sinal dos céus feito por ti.
30. Mas ele lhes disse: Uma geração malvada e hipócrita busca um sinal, porém não se lhe dará nenhum sinal, exceto o sinal de Yonah;
31. Porque como esteve ele no ventre do peixe três dias e três noites, assim estará o filho do homem no ventre da terra três dias e três noites.
32. Os homens de Ninveh se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque eles se volveram em arrependimento ante a mensagem de Yonah, e eu sou maior que Yonah.
33. A rainha de Sheba se levantará no juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Sh’lomoh, e eu sou maior que Sh’lomoh.
34. Quando um espírito impuro sai do homem, passa por lugares secos buscando repouso, porém não o encontra.
35. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a vazia, segura e preparada.
36. Então toma outros sete espíritos mais maus do que ele, e vai com ele e habitam ali, e o estado final do homem é pior que o primeiro. Assim será para esta geração má.
37. Quando falava com todas as multidões, eis que sua mãe e seus irmãos ficaram a fora o buscando, para falar com ele.
38. E um homem lhe disse: Olha, tua mãe e teus irmãos estão procurando ver-te.
39. Porém ele respondeu ao que lhe falou: Quem são meus irmãos e quem é minha mãe?
40. E estendeu a sua mão para seus discípulos e disse: Estes são minha mãe e meus irmãos;
41. Todo o que fazer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.




Livre para copiar, sem alterar - Ebionismo ©