Brit Chadasha

Introdução


A nova aliança ou novo pacto é mencionado no Tanakh em Yrmyahu 31 referindo-se ao um concerto da parte de Elohim com seu povo Israel no que consiste em todos os habitantes de Israel conhecerem a Elohim e terem dentro de si a lei de Elohim, que ele deu a seu servo Moisés no monte Horebe.
Conforme o concerto que Elohim fez com o povo israelita, exigiu dos israelitas os cumprimento do concerto (Vaiykra 19:37, Bamidbar 12:8). Porém, de acordo com a própria profecia o povo israelita andou descumprindo o acordo feito com seu Elohim. Desta forma, Elohim, por sua bondade, promete um concerto na qual os israelita não possam mais descumprir as suas normas como descumpriram da primeira vez.

Não há diferença entre a primeira aliança com relação a esta nova aliança mencionada por Yrmyahu, pois na verdade, a aliança será a mesma, e a lei será a mesma nas "duas" alianças, a "diferença" é que nesta nova aliança os israelitas cumprirão a lei de Elohim.

Brit Chadasha


Conforme o capítulo 31 de Yrmyahu (Jeremias) é dito o seguinte:

“Eis que dias vêm, diz Yahvéh, em que farei com a casa de Israel e com a casa de Yehudá um pacto novo. Não como o pacto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, que eles violaram o meu pacto, e eu os desposara, diz Yahvéh; porque este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, dias Yahvéh: Porei a minha lei dentro deles, e no seu coração a escreverei; e eu serei o seu Elohim e eles serão o meu povo. E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhece a Yahvéh! Porque todos eles me conhecerão, desde o menor deles e até o maior deles, diz Yahvéh; porque perdoarei a sua transgressão, e do seu pecado não me lembrarei mais.”

A nova aliança ou novo pacto consiste em todos os habitantes de Israel conhecerem a Elohim e terem dentro de si a lei de Elohim, que ele deu a seu servo Moisés no monte Horebe. Esta profecia é clara e diretamente apontada para o Olam HaBah, e será algo feito com a nação toda e de iniciativa do próprio Elohim. Conforme diz a própria profecia: “E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhece a Yahvéh! Porque todos eles me conhecerão, desde o menor deles e até o maior deles”. (Jr 31:34).

E junto com o seu pacto virá o reinado de seu Ungido. (Zacarias 14:5, Zacarias 14:9 e Isaías11:9 e 35:4 e 54:13).

Nova aliança


Todas as religiões que não são judaicas ensinam, o que eles chamam de Nova Aliança, dizendo que ela já aconteceu a aproximadamente 2000 anos atrás, está em vigor, e dizem que se refere a passagem de Yrmyahu (Jeremias) 31:31-33. E conforme anunciado por elas, dizem que o autor desta nova aliança é Yeshua ha Netzaret.

De acordo com todas estas religiões que ensinam a nova aliança, o argumento usado para tentar provar que Yeshua (Jesus) teria instituído a nova aliança são as passagens dos evangelhos: Mateus 26:17-28; Marcos 14:24; Lucas 22:20 e as cartas paulinas Coríntios 11:25; e Hebreus 8:13, 12:24. E o motivo de dizerem isto serve unicamente para dizer que por meio desta "nova aliança" não é mais necessário guardar todos os mandamentos da lei de Elohim na qual Ele deu a seu Servo Moshê no monte Horebe.

Conforme apresentado por elas mesmas nós vemos que todos estes ensinamentos são pertencentes ao Novo Testamento herege dos cristãos, e que a própria instrução apresentada por estas religiões contradiz a própria profecia de Yrmyahu 31:33 em que se baseiam, onde diz que a nova aliança trará o cumprimento pleno de todos os mandamentos de Elohim que se encontram na Torá, a lei de Moshê. O que elas evitam a todo o custo cumprir.

Santa ceia ou eucaristia


As religiões da "nova aliança" dizem que Yeshua ha Netzaret instituiu a Nova Aliança por meio da santa ceia ou eucaristia, quando supostamente Yeshua teria celebrado o Pessach antes da data marcada na Torá. Porém, no evangelho de João não é mencionado á instituição da eucaristia, santa ceia, ou celebração do Pessach por Yeshua. Embora o autor do evangelho de João tenha a noção de se comer a carne e beber o sangue de Yeshua (João 6:33-58) ele não relatou este evento e conforme as passagens de João 13:1,29 e 18:28 comprovam que o jantar de Yeshua com seus discípulos naquele dia não era a festa de Pessach.

Assim, fica provado que Yeshua não instituiu a santa ceia, eucaristia, ou nova aliança. Pois se Yeshua tivesse realmente instituído nova aliança o Olam HaBah já teria chegado a 2000 anos atrás. E se Yeshua tivesse instituído a santa ceia ou eucaristia, com certeza o autor do evangelho segundo João relataria este fato tão importante para o cristianismo pois seu autor o escreveu especialmente para combater os Ebionitas, conforme se vê por Jerônimo em De Viris Ilustribus: João.

Portanto, o que ocorreu na verdade foi que os escribas cristãos acrescentaram estes versos no evangelho de Mateus (o que originalmente pertence aos ebionitas) para reforçar a doutrina de Paulo de Tarso, que dizia que Yeshua ha Netzaret já tinha instituído a nova aliança. Onde os católicos mais tarde alteram para "novo testamento". Paulo de Tarso possivelmente pode ter sido influenciado em parte pela doutrina essênica da nova aliança, e quis transpassar isto a seus seguidores.

Em todos os manuscritos de Matityah encontrados não menciona a ordem “fazei isto em memoria de mim”, porém somente em Lucas e em Coríntios. Desta forma, comprova-se que a ideia de que a nova aliança já aconteceu e que abole a aliança feita por Elohim a Moshê vem somente dos escritos de Paulo de Tarso, que relatam esta doutrina. Outro fato que comprova isto é que conforme Marcos 16:1, e Lucas 23:56 é mencionado que os seguidores de Yeshua celebraram a festa de Pessach somente depois de sua morte. E ainda outra prova de que o texto de Matityah (Mateus) 26:17-28 é acréscimo é que no verso 17 há contradição em relação ao verso 20.

Yochanan ha Matvil (João Batista) e Yeshua ha Netzaret (Jesus o Nazareno) não pregavam uma nova aliança no presente!

Conforme vemos no texto de Matityahu texto hebraico diz o seguinte: “E veio Yochanan ha Matvil ensinando no deserto de Yehudá, e dizia: Envolvam-se em arrependimento, porque o reino dos CÉUS está prestes a vir.” - (Matityahu de Shem Tov).
“Desde então começou a expor, Yeshua, e a dizer: Envolvam-se em arrependimento, porque o reino dos CÉUS está próximo.” - (Matityahu de Shem Tov).

Isto relata que diziam no presente mas no futuro, e também em outra passagem, em Matityahu texto hebraico, o verso consta assim: “Mas se eu expulso os shedim pelo ruach Elohim, em verdade chegou o fim de seu reino.” - (Matityahu de Shem Tov).
Observe que nos versos originais do manuscrito de Matityahu diz claramente: ‘o fim de seu reino’. E isto difere grandemente da má alteração cristã, que trás o mesmo verso da seguinte maneira: ‘é chagado o reino dos céus’.

Conclusão


Ora, chega a ser absurdo dizer que o novo pacto que Elohim fará com a nação de Israel já aconteceu se ainda existem em Israel e no mundo inteiro pessoas que transgridem a lei de Elohim, e ainda é necessário ensinar o próximo.

Portanto, conforme já vimos, este novo pacto de Elohim com a casa de Israel ainda acontecerá, quando Yahvéh vier, para estabelecer o seu reinado na terra.


Livre para copiar, sem alterar - Ebionismo ©